Em 1945, Gregório Bezerra foi eleito Deputado Federal pelo Partido Comunista por Pernambuco em um comício realizado no centro da cidade de Caruaru, na Praça Coronel João Guilherme. Houve muita agitação com aplausos e também vaias. Alguns populares jogaram nos oradores frutas e ovos podres, além de pedradas. O fato ocorreu quando o líder comunista Gregório Bezerra disse no microfone que os comerciantes de Caruaru roubavam no peso das mercadorias na feira e nas casas comerciais.

Partidários de Gercino de Pontes, que foi eleito Deputado Federal e que já havia sido Prefeito de Caruaru e de Eurico Souza Leão, conduziam faixas com os seguintes dizeres: “Deus: Pátria e Família”, “Com Deus e contra o Comunismo Ateu”, e o mais forte: “Morte aos Comunistas”.

No comício, Gregório Bezerra, que estava enrolado com as Bandeiras da Rússia e do Partido Comunista, levou uma pedrada no couro cabeludo e foi socorrido por um enfermeiro, tendo recebido seus cuidados no Hotel Fortuna onde estava hospedado.

Um dos comerciantes de Caruaru que financiou este comício foi João Lyra Filho, patriarca da Família Lyra, pai do Governador João Lyra Neto, do Ministro da Justiça Fernando Lyra e avô da atual Governadora de Pernambuco Raquel Lyra.

João Lyra Filho, foi Prefeito de Caruaru duas vezes, uma vez Deputado Federal e duas vezes Deputado Estadual.

Pesquisa