A governadora Raquel Lyra marcou presença, nesta segunda-feira (27), na aula inaugural do curso “Políticas Habitacionais: Resultados e Desafios”, promovido pelo Insper, no Bugan Hotel, no Recife. Esta é a primeira vez que o curso é oferecido fora de São Paulo, reunindo gestores públicos estaduais e municipais, lideranças do setor habitacional e representantes de movimentos sociais. O objetivo é abordar os desafios das políticas habitacionais no Brasil e compartilhar conhecimentos técnicos sobre temas como regularização fundiária, produção habitacional e reabilitação de centros urbanos.

“Estamos promovendo um curso no qual vamos aprofundar os estudos sobre política habitacional, seus desafios, suas oportunidades e aquilo que a gente pode buscar de experiência de outros lugares para desenvolver ainda mais o nosso Estado e avançar com o Morar Bem Pernambuco. Por meio desse programa estadual, já entregamos mais de mil moradias e temos muitas outras para entregar. Que possamos permitir que nosso Estado dê passos largos em direção à melhoria da qualidade de vida do seu povo e à redução do déficit habitacional”, destacou a governadora Raquel Lyra.

O curso em Pernambuco é resultado de uma parceria entre o Governo do Estado e o Insper, com apoio da Associação das Empresas do Mercado Imobiliário de Pernambuco (Ademi-PE). Representantes técnicos de municípios como Recife, Jaboatão dos Guararapes, Paulista, Olinda, Cabo de Santo Agostinho, Igarassu, Caruaru, Salgueiro, Goiana, Palmares e Petrolina participam da iniciativa. Também estão presentes membros do Governo Federal — via Caixa Econômica Federal —, do setor produtivo e de movimentos sociais do estado.

De acordo com Simone Nunes, secretária de Desenvolvimento Urbano e Habitação de Pernambuco, a capacitação é essencial para consolidar a posição do estado como referência em soluções habitacionais inovadoras e sustentáveis. “A ideia é que cada município possa construir um projeto de aplicação para o seu local, com o monitoramento do Insper, e fazer um desdobramento prático dentro do seu universo de influência, sabendo o que já foi feito, o que deu certo e errado e o que pode ser feito em cada cenário”, explicou.

Além das aulas teóricas, o curso prevê visitas técnicas a empreendimentos habitacionais de destaque, tanto em Pernambuco quanto em São Paulo. O programa visa compartilhar práticas inovadoras no combate ao déficit habitacional e promover o diálogo entre governo, setor privado, academia e movimentos sociais. Durante a capacitação, os participantes terão acesso a soluções práticas para os problemas habitacionais das cidades brasileiras, com foco na criação de municípios mais inclusivos e sustentáveis. Ao término das aulas, os gestores estarão mais preparados para acessar recursos do programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV).

José Police Neto, coordenador do Insper, ressaltou a importância da regulação do uso e ocupação do solo pelos municípios. “Todas as vezes que o município abdica dessa potencialidade, ele deixa de ser atrativo para investimentos públicos e privados. A área de habitação é aquela maior geradora de desigualdades, é aquela que precisa do maior investimento, porque por trás dela vem o saneamento, a oferta de água com qualidade e com volume, e o esgotamento sanitário, entre outras políticas públicas. Eu acredito que o Governo de Pernambuco, os municípios participantes, o setor produtivo, o Governo Federal e os movimentos sociais podem transformar Pernambuco num caso de sucesso nacionalmente”, afirmou.

Imagem: Miva Filho/ Secom

 

Imagem: Miva Filho/ Secom

 

Imagem: Miva Filho/ Secom
Pesquisa