No dia 15 de novembro de 1982, foram realizadas as eleições para o governo de Pernambuco. O professor Roberto Magalhães (PDS) venceu o senador Marcos Freire (PMDB) no estado, mas em Caruaru o resultado foi diferente. Na cidade, Marcos Freire obteve 25.359 votos, enquanto Magalhães recebeu 24.452, uma diferença de 1.184 votos a favor do candidato do PMDB.
Na disputa pelo Senado, o candidato Cid Sampaio (PMDB) também saiu vitorioso em Caruaru, com 24.452 votos, superando Marco Maciel (PDS), que obteve 24.259 votos, uma diferença de 193 votos.
No cenário estadual, no entanto, Roberto Magalhães garantiu a vitória com 913.774 votos contra 816.085 de Marcos Freire, uma vantagem de 97.689 votos.
Após a derrota, Marcos Freire concedeu uma entrevista coletiva na sede do PMDB, no bairro do Derby, no Recife. Ele atribuiu o resultado à vinculação do voto e ao abuso do poder econômico. Durante a coletiva, militantes de esquerda criticaram a cobertura da TV Globo no dia da eleição e entoaram gritos de protesto contra a emissora.
A tensão aumentou quando o jornalista Francisco José, que cobria o evento para a Rede Globo, precisou ser escoltado pelo próprio Marcos Freire até o carro de reportagens da Globo, após manifestantes arremessarem pedras contra o veículo, danificando sua lataria.