O deputado federal Fernando Monteiro (Republicanos), autor do projeto de lei que pretende tornar o município de Lagoa Grande a Capital Nordestina da Uva e do Vinho, integra a comitiva da Missão Mendoza, que partiu para a Argentina nesta sexta-feira. Articulada pelo Governo de Pernambuco e pela Província de Mendoza, a missão tem como objetivo estreitar os laços entre os dois países para o intercâmbio na vitivinicultura e no enoturismo.

Mendoza, reconhecida como a Capital Mundial do Malbec, é responsável por 70% da produção de vinhos da Argentina, contando com 1.200 vinícolas instaladas na região. “Mendoza é um hub logístico que abastece toda a Argentina e países vizinhos. Fortalecer as relações comerciais com essa província e com a Argentina deve facilitar o acesso dos produtos pernambucanos a novos mercados”, avalia Fernando Monteiro, que tem trabalhado junto ao governo brasileiro para dar maior visibilidade e reconhecimento ao município pernambucano do Vale do São Francisco.

LAGOA GRANDE – O município de Lagoa Grande produz anualmente mais de 20 milhões de litros de vinhos, sucos e espumantes, além de abrigar cinco das oito vinícolas do Vale do São Francisco. A produtividade da região impressiona: são 47 toneladas de uvas por hectare, superando a média nacional de 19,4 toneladas por hectare.

O nome de Fernando Monteiro tem sido cogitado para receber apoio do prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro, nas eleições do próximo ano. O deputado tem se destacado por viabilizar verbas destinadas ao desenvolvimento do município, fortalecendo sua atuação política na região.

 

Pesquisa