Nesta data, há exatos 11 anos, João Lyra Neto assumia o comando do Governo de Pernambuco. Em 2014, ele ocupava o cargo de vice-governador na gestão de Eduardo Campos, que renunciou ao mandato para disputar a Presidência da República. Com a saída de Campos, João Lyra Neto foi alçado ao posto de governador.
Reeleito como vice-governador, João Lyra Neto entrou para a história de Caruaru ao se tornar o primeiro caruaruense a assumir o cargo mais alto do Executivo estadual, o que gerou grande comemoração na sua cidade natal.
Mais tarde, João Lyra Neto também marcaria a história política de Pernambuco de outra forma: sua filha, Raquel Lyra, se tornaria a primeira mulher eleita governadora do Estado. A eleição de Raquel ocorreu em meio a uma tragédia pessoal, no mesmo dia da morte de seu esposo, Fernando Lucena, vítima de um infarto.
A história da família Lyra também tem outros capítulos marcantes. O avô de Raquel, João Lyra Filho, foi eleito prefeito de Caruaru pela segunda vez enquanto já era viúvo, após o falecimento de sua esposa, a professora Guiomar Lyra — matriarca da tradicional família caruaruense.
Antes de chegar ao governo estadual, João Lyra Neto foi prefeito de Caruaru por duas vezes e também exerceu o mandato de deputado estadual. Hoje, aos 77 anos, está aposentado da vida pública e goza de boa saúde.
Na manhã desta sexta-feira, João Lyra Neto foi homenageado na programação especial da Rádio Cultura do Nordeste pelos radialistas Paulo Sobral, Tavares Neto e César Lucena.