No dia 31 de janeiro de 1973, João Lyra Filho tomou posse pela segunda vez como prefeito de Caruaru, após uma expressiva vitória nas urnas. Na eleição de 15 de novembro de 1972, disputando pelo MDB, ele obteve 14.448 votos, derrotando Roosevelt Gonçalves, da Arena I, que conseguiu 8.642 votos, e Walter Lyra, também da Arena II, que obteve 4.205 votos. Com o apoio das sublegendas, João Lyra venceu com uma diferença de 1.597 votos.
A primeira vitória de João Lyra Filho como prefeito de Caruaru ocorreu em 2 de agosto de 1959, quando ele disputou as eleições pela UDN e conquistou 8.257 votos, derrotando Chico do Leite, que obteve 6.351 votos, com uma diferença de 1.906 votos.
Após o Golpe Militar de 1964, o patriarca da família Lyra foi eleito deputado federal pelo MDB em 1966, e seu filho Fernando Lyra foi deputado estadual, representando o MDB.
João Lyra Filho, de saudosa memória, foi eleito deputado estadual por duas vezes. Já Fernando Lyra foi eleito deputado federal por seis mandatos consecutivos e assumiu o sétimo em substituição a Fernando Bezerra Coelho, que se elegeu prefeito de Petrolina. Fernando Lyra também exerceu o cargo de primeiro-secretário da Câmara dos Deputados e foi Ministro da Justiça no governo do presidente José Sarney.
Outro filho de João Lyra Filho, João Lyra Neto, foi prefeito de Caruaru por dois mandatos, deputado estadual uma vez, vice-governador de Pernambuco e, ao assumir o governo do Estado após a renúncia de Eduardo Campos, que foi candidato à presidência da República.
Raquel Lyra, neta de João Lyra Filho, foi deputada estadual por dois mandatos, prefeita de Caruaru por duas vezes e atualmente exerce o cargo de governadora de Pernambuco, após ser eleita para a função.