O agrônomo João Eudes marcou seu nome na história de Pesqueira ao se tornar o único prefeito reeleito do município. Eleito pela primeira vez no ano 2000, na virada do século, foi reconduzido ao cargo em 2004, cumprindo dois mandatos consecutivos com forte aprovação popular.
Ao encerrar sua gestão em 2008, conseguiu eleger sua então secretária de Educação, Cleide Oliveira, como sucessora no comando da prefeitura. Dois anos depois, ainda sob os ecos positivos de sua administração, João Eudes foi eleito deputado estadual.
Em 2015, mais uma vez demonstrando seu prestígio político, conseguiu eleger sua esposa, Maria José, prefeita de Pesqueira.
Atualmente, diante de um cenário político conturbado — com o prefeito Cacique Marquinhos afastado da administração municipal por decisão judicial, além de dois vereadores também afastados pelo mesmo motivo —, aliados e correligionários têm procurado João Eudes para que considere um retorno à vida pública.
Em resposta, o ex-prefeito revelou que está refletindo sobre essa possibilidade. “Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu”, declarou, citando o livro de Eclesiastes, capítulo 3, versículo 1, da Bíblia Sagrada.
O possível retorno de João Eudes reacende debates e expectativas no cenário político de Pesqueira.
